Como aumentar a produtividade em sua gráfica?

Como aumentar a produtividade em sua gráfica?

O aumento de produtividade é buscado por qualquer gestor que almeja crescer com sua empresa. Não é diferente para uma gráfica, que possui um processo de produção dividido em etapas, e que se não tiver bem organizado pode afetar muito na produtividade. É muito comum vermos gráficas com seus processos internos todos atrasados, entregas feitas fora do prazo, devido à falta de informação da equipe referente ao material a ser produzido.

O erro de muitas empresas é não compreender que conseguem otimizar seu tempo, agilizando o processo de produção e consequentemente aumentando a produtividade da empresa. Para isso, é preciso compreender a raiz do problema, e começar um planejamento interno para melhorias nos processos. A capacitação da equipe também é muito importante.

E um sistema de ERP é um dos maiores aliados nesse planejamento. Quer saber porquê?

Um software com módulos adaptados para sua empresa e colaboradores bem capacitados, podem lhe ajudar muito na sua produtividade. Após o fechamento do orçamento, o setor comercial precisa passar o material para a produção. Para isso, é preciso que a equipe compreenda a peça a ser produzida. Se você não tiver um sistema ERP, provavelmente será feito todo manualmente, repassado para a pré-impressão, impressão, acabamento e finalização com informações dadas por cada setor, o que muitas vezes pode acabar se tornando um telefone sem fio. Mas, se você tem o software para ajudar, antes mesmo de entrar na produção, consegue criar uma ordem de serviço, estabelecendo cada etapa que deve ser realizada no material. Facilitando o trabalho de sua equipe, que apenas executará o processo e alimentará o sistema. 

O sistema permitirá que você faça consultas nessas ordens de produção, sabendo o que está em andamento e acompanhando todos os processos, e lhe permitirá gerar relatórios dos serviços já realizados. Com os relatórios em mãos, você consegue identificar os pontos fortes e fracos, e fazer melhorias caso necessário. Tudo isso lhe ajudará a ter mais agilidade e com certeza aumentará muito a produtividade da sua empresa.

Pequenos detalhes fazem muita diferença ao final de todos os processos, um sistema ERP DM3 pode lhe ajudar muito, a identificar qualquer problema na sua produção e aumentar consideravelmente a sua produtividade.