Confecção - Porque seu sistema ERP não está dando certo para sua empresa?

Confecção - Porque seu sistema ERP não está dando certo para sua empresa?

Sua confecção deu o primeiro passo, decidiu usar um sistema ERP, otimizando seu tempo (clique para saber mais), melhorando seus gastos e conseguindo planejar da melhor forma toda sua produção. Um passo importante para que seu negócio funcione e trabalhe a seu favor, de uma forma mais eficaz e automatizada.

A solução foi criada para você, toda sua equipe teve o treinamento necessário, a empresa do software disponibiliza todo o suporte, mas mesmo com todos esses fatores, não está dando certo o sistema? Você acha que está perdendo tempo e dinheiro com algo que não funciona?

Uma confecção baseia-se em uma série de atividades a serem exercidas, a entrada da matéria-prima, costura, revisão, embalagem, a saída do material, e tudo isso demanda mão de obra. Ou seja, os processos só dão certo, porque tem pessoas trabalhando em prol disso. Todos os colaboradores exercem sua função, fazendo que os processos de produção funcionem e cada um deles tem um método de trabalho.

Esse é o ponto, o sistema é a ferramenta, mas quem vai manuseá-la é sua equipe. Muitas vezes o pessoal, por questões até mesmo culturais não aderem o sistema em seu dia a dia, as vezes tem um sistema próprio de trabalho que ele mesmo montou, dificultando todos os outros processos o que acaba não fazendo com que a ferramenta de ERP seja utilizado em seu potencial máximo.

Um exemplo, foi recebido um lote de peças a serem costuradas, foi criado uma ordem de serviço desse material, informando o passo a passo a ser feito na peça. Cada etapa está descrita para que seu pessoal saiba as coordenadas, também é mensurado todo o material que deve ser utilizado para essa produção, mas a primeira pessoa que recebe o material não alimenta o sistema, informando que foi quitado esse processo, e esse lote é passado para frente, sem que o próximo a receber saiba o que já foi feito, atrasando e dificultando o processo de produção, pois é preciso saber o que deve ser feito ainda e a atividade já realizada. E isso vai se tornando uma bola de neve, quando você for tentar mensurar dados para diminuir gastos, e etc, o sistema não vai estar alimentado suficiente para que você obtenha essas informações, justamente porque lá no primeiro processo já não foi dado baixa na atividade exercida.

Infelizmente é por esses motivos que as vezes o sistema pode estar sendo sub-utilizado e a implementação de um sistema que tem tanta eficácia, pode ser fracassada. A empresa precisa se abrir para revisar todos os seus procedimentos internos, para que possam fazer o uso e se beneficiar de toda a ferramenta.

Os colaboradores precisam compreender que os processos dentro da empresa, são todos interligados e devem estar alinhados. Na implementação de um software de ERP é preciso também implementar em sua equipe de trabalho a cultura de utilizar o sistema, e mostrar o quanto essa ferramenta pode ser eficaz para cada função ali dentro. Seus colaboradores são fundamentais para que tudo funcione, por isso confira com cada um se o sistema está funcionando, peça suporte caso tenham dúvidas, e faça com que consigam ver que tudo isso apenas melhora todos os processos.

O sistema de ERP DM3 possui uma equipe para que possa lhe dar suporte em todas as dúvidas, muitos podem ter dificuldades e precisam de mais atenção. O software lhe apresenta a solução para seus problemas de produção, mas quem vai ajudar você nesse processo, são seus colaboradores.