O que são as funções administrativas e porque devo aplicar na minha empresa?

O que são as funções administrativas e porque devo aplicar na minha empresa?

As funções administrativas são parte de qualquer empresa, de porte pequeno, médio ou grande. E são de muita importância para seu negócio, exercer essas funções de forma a organizar as inúmeras tarefas que uma empresa deve ter. Por isso, trouxemos um conteúdo explicando quais são as funções e importância delas para sua empresa.

São quatro funções básicas de administração: Planejamento, organização, controle e direção.

Planejar – É simular o futuro desejado, estabelecendo de forma antecipada os objetivos da empresa e como seguirá esses caminhos. É preciso estudar o mercado por completo, e criar objetivos a partir desses estudos.

Organizar – É colocar em prática todo o planejamento. Distribuir corretamente entre os setores e profissionais o projeto planejado. Nessa etapa você organiza os recursos da empresa. Primeiro você traz esses recursos de fora, e após esse processo você os aloca dentro do seu negócio, distribuindo corretamente. Ou seja, a etapa de organização é responsável pela montagem da estrutura organizacional da sua empresa.

Controlar- Função principal é controlar de fato tudo que está sendo exercido dentro da sua empresa. Após todo o processo de planejamento e organização, você precisa ver o fluxo organizacional acontecendo, e controlar os resultados, vendo se os objetivos estão sendo executados de acorda, se estão dando resultados. É medir o desempenho para sempre ter o controle da sua empresa, e se necessário alterar e modificar para conseguir os resultados esperados.

Dirigir – É uma etapa de extrema importância, pois é a função que você deve mobilizar as pessoas para conseguir o resultado almejado. É influenciar e motivar a todos a caminhar com você para atingir ao objetivo. Você precisa de fato ser um líder, para conseguir manter funcionários satisfeitos, sem prejudicar o seu financeiro.

É preciso manter um equilíbrio entre todas essas funções administrativas, muitas vezes o gestor é bom em liderança, mas ruim em planejamento. Muitas vezes são diversas funções em que acabam sobrecarregando o gestor em todas as atividades. A DM3 possui um software que conseguem otimizar tempo e facilita o dia a dia nas funções administrativas da sua empresa. Converse com um de nossos representantes clicando aqui.