Quais são as Notas Fiscais e quando devo emitir ?

Quais são as Notas Fiscais e quando devo emitir ?

As emissões de notas fiscais podem sempre gerar muitas dúvidas para os empreendedores. Saber qual o tipo e quando a NF-e deve ser gerada é uma dúvida bem comum e geralmente confundem os empresários. É importante ressaltar que é necessário arcar com os impostos corretamente, pois podem sofrer problemas fiscais.

O que é uma nota fiscal?

A Nota Fiscal é um comprovante de alguma venda ou de prestação de serviço, e serve como recolhimento dos tributos fiscais.

A Nota Fiscal eletrônica foi implantada em 2006 no Brasil e substituiu o processo manual que era utilizado, que muitas vezes dificultava o trabalho dos empresários, por precisarem armazenar grandes quantidades de papéis.

Porém, ainda existem muitas empresas que utilizam o método antigo, gerando NF-e de forma manual.

Quais os tipos de Nota-Fiscal?

No Brasil existem alguns modelos de notas fiscais eletrônicas que vão depender do seu tipo de venda. A principais são a nota fiscal de produto (NF-e) e a nota fiscal de serviço (NFS-e).

A Nota Fiscal de produto é o faturamento de venda de um produto da sua empresa.

A Nota Fiscal de Serviço é o faturamento para a efetuação de algum serviço feito pela sua empresa, e deve conter na NFS-e a descrição do serviço prestado.

Nota fiscal de Compra é a nota fiscal de entrada de produtos, e deve ser emitida para comprovação da movimentação das mercadorias recebidas.

Nota de Devolução é quando você tem a necessidade de cancelar alguma nota fiscal de compra/venda, quando algum produto vem com defeito e é preciso devolver ou quando não é aceita a mercadoria.

Nota de Exportação é como o próprio nome já diz, é quando seu cliente está no exterior, e você deve exportar o material.

Nota de Remessa geralmente é isenta de impostos, pois é apenas para envio de produtos como brindes, amostras e etc, e tem como finalidade apenas de manter o controle de movimentação de mercadorias da empresa.

Nota de Retorno é para acompanhar algum produto ou bem, que pode tanto ser para saídas ou para entradas, como um exemplo de algo consignado.

Afinal, quando devo fazer a emissão de Nota Fiscal?

É importante saber que a nota fiscal deve ser emitida obrigatoriamente pelas empresas que comercialize produtos ou serviços, a não ser que seja isenta por lei que é um caso bem difícil.

Portanto é necessário emitir, sempre que for vender, comprar, devolver alguma mercadoria ou serviço. É preciso se atentar a qual tipo de nota que deve ser gerada, e qual o tributo a ser pago por cada nota. Existem sistemas que facilitam a emissão das notas, como o da DM3 que tem já o gerador de Nota Fiscal eletrônica, facilitando muito o processo.

Para saber mais, converse com um dos nossos representantes para que possam lhe auxiliar.