É muito comum vermos empresas com problemas financeiros por não conseguirem se organizar da maneira adequada. Muitas vezes, quem começa um novo negócio é alguém inexperiente, que precisa aprender com o tempo, o que acaba fazendo com que o empresário tenha bastante dificuldades no início.
A saúde financeira da sua empresa, é mais que essencial. O seu negócio só irá evoluir e atingir o sucesso, quando você trabalhar esse fator. Para muitas pessoas que tem dificuldades de aprender, é muito mais fácil contratar um consultor, que irá organizar e ajudar a melhorar os processos internos, para atingir o objetivo total. Mas caso você não tenha essa condição no momento, existem muitas dicas que podem ser seguidas e que vão ajudar você a melhorar os processos, e consequentemente começar a lucrar com sua empresa.
- Fluxo de caixa
O Fluxo de caixa é o mais importante de todos. É preciso ter controle de tudo que entra e sai na sua empresa, e estar sempre de olho no valor disponível em caixa. Caso tenha um giro muito grande, o ideal é fazer diariamente. Mas como a rotina pode ser corrida, você pode fazer pelo menos uma vez por semana. É preciso sempre confirmar todos os valores em caixa, em banco e o cadastro no fluxo, para ver se está tudo em ordem.
- Separe o dinheiro pessoal e o da empresa
É muito importante separar o seu dinheiro pessoal com o da sua empresa. Tenha um pró-labore mensal ou quinzenal, para que possa fazer essa distinção. Assim você sabe exatamente qual o dinheiro da sua empresa, para contas e investimentos. Caso tenha que retirar em caixa, faça como se fosse um vale e desconte normalmente do seu pró-labore. É muito importante essa prática, para não se perder nas contas.
- Organize seus documentos
Separe todas as contas das empresas por datas, tenha tudo muito bem organizado para não se perder. Organize diariamente se for necessário, tenha locais para guardar os documentos, deixando-os organizado.
- Conheça os termos financeiros
Aprenda os termos utilizados no mundo das finanças, faturamento, receita, despesas. Assim você conseguirá compreender muito mais sua empresa, todas as necessidades que ela tem, e te deixa mais preparado para o cuidado com as finanças.
- Tenha softwares facilitadores
Existem softwares como o sistema ERP da DM3, que podem auxiliar muito na parte de financeiro. Disponibilizam fluxo de caixa, que você pode fazer na hora com mais praticidade. Tirar relatórios, para fazer os acompanhamentos necessários, e manter controle de tudo.
O mundo dos negócios é muito trabalhoso, e muitas vezes acabamos não arrumando tempo para cuidar dessas pequenas atividades. Mas, pelo menos 30 minutinhos por dia para organizar o que for necessário, faz com que sua empresa tenha ainda mais lucro, e com certeza gera mais oportunidades de crescimento.
Comentários