Os cursos gratuitos e online mais populares entre profissionais de TI

Os cursos gratuitos e online mais populares entre profissionais de TI

15 cursos mais utilizados pelos profissionais em TI. Você não precisa desembolsar uma fortuna ou sequer pegar um avião para ter aulas com os professores das melhores universidades do mundo. Tudo porque existe (sempre ela) a internet. MOOCs (Massive Open Online Courses) são cursos online oferecidos gratuitamente por diversas plataformas, como Coursera, edX e muitas outras. O grande atrativo é que muitos deles são ministrados por docentes das principais instituições de ensino do planeta. A popularidade desses cursos não é pequena — até porque os temas das aulas costumam ser bastante abrangentes. O Coursera revelou com exclusividade a EXAME.com quais são os pacotes de aulas mais acessados pelos usuários quando o assunto é tecnologia da informação. O ranking inclui 15 cursos sobre temas como aprendizagem automática, programação e análise de dados, ministrados por professores de universidades do porte de Stanford e Duke. Embora os cursos estejam disponíveis gratuitamente a qualquer usuário, é preciso pagar uma taxa ao Coursera para obter certificados. Também fica o aviso: a maior parte das aulas da plataforma é apresentada em inglês.  

1º Aprendizagem automática

O curso traz uma introdução sobre aprendizagem automática, a ciência por trás de importantes inovações tecnológicas que vão da otimização das buscas na web à compreensão do genoma humano. As aulas ainda abordam temas como mineração de dados e reconhecimento de dados, com ênfase em estudos de caso e aplicações práticas do conhecimento apresentado.  

2º Programação para todos (Princípios de Python)

Aqui, o objetivo é ensinar o básico da programação de computadores por meio da linguagem Python. O professor demonstra como se constrói um programa a partir de uma série de instruções simples. O curso pretende ser inclusivo: a matemática exigida não ultrapassa o nível básico e basta que o aluno tenha uma familiaridade mediana com computadores para acompanhar as aulas.  

3º Programação em linguagem R

O curso ensina a programar com a linguagem R e a usá-la para analisar dados. Os professores também mostram como ler dados, acessar pacotes, escrever funções e organizar códigos — tudo em R. Temas como limpeza de bugs e análise estatística de dados também fazem parte do programa das aulas.  

4º As ferramentas do cientista de dados

Quais são as noções e instrumentos mais importantes para quem trabalha com dados? Este curso reúne uma espécie de "caixa de ferramentas" para profissionais da área. Abordam-se tópicos teóricos sobre o mercado de trabalho no setor e os mecanismos por trás da transformação de dados em conhecimento. Um segmento mais prático do curso analisa ferramentas como version control, markdown, git, GitHub e RStudio.  

5º Dominando a análise de dados em Excel

O curso expõe conceitos e métodos matemáticos para avaliar até que ponto um modelo preditivo pode reduzir incertezas. O foco está em dois modelos: classificação binária e regressão linear. Para acompanhar as aulas, o aluno precisa ter noções básicas de álgebra. Não é necessário ter conhecimentos prévios de Excel, já que há um módulo especial para ensinar o programa desde o início — que pode ser pulado por usuários mais experientes.  

6º Como construir um website em um fim de semana

O curso é voltado especialmente para pessoas com pouca ou nenhuma experiência anterior na criação de websites. O objetivo é ensinar o aluno a planejar, construir e publicar uma página básica com texto, som, imagem, links, plug-ins e canais de integração com redes sociais.  

7º Uma introdução à programação interativa com Python

Python é uma linguagem de programação relativamente fácil de aprender. Por isso ela foi eleita pelos professores deste curso, voltado a pessoas com pouca ou nenhuma experiência com códigos. As aulas tratam de elementos básicos de programação, como expressões, condicionais e funções. Um dos exercícios propostos será construir uma versão do clássico jogo de arcade "Pong".  

8º Fundamentos do design gráfico

O design está em tudo — e é um recurso fundamental para quem trabalha com TI. Este curso ensina princípios básicos do tema, como tipografia, criação de imagens, composição e cores. Para aproveitar bem o curso, é importante conhecer minimamente os programas do "pacote criativo" da Adobe, tais como Illustrator, Photoshop e InDesign.  

9º Estruturas de dados - Python

O curso aborda as principais estruturas de dados usadas em Python. A ideia é ir além dos procedimentos básicos de programação e explorar o uso da linguagem para construir estruturas como listas, dicionários e bases de dados. Este curso é a sequência de "Programação para todos (Princípios de Python)", descrito no 2º slide desta galeria.  

10º Crie seu primeiro aplicativo para Android

A ideia é que o aluno desenhe, construa e distribua o seu próprio aplicativo para dispositivos Android. Os professores oferecem uma série de "tijolos" que você pode combinar para criar diversos tipos de apps. É preciso ter alguma experiência anterior com programação em Java.  

11º Desenvolvimento em server-side com NodeJS

O curso traça um breve panorama sobre protocolos "http" e "https", para então examinar o NodeJS e outros temas correlatos. Ao final do curso, o aluno deverá ser capaz de entender conceitos de server-side como "CRUD" e "REST", configurar um servidor backend usando NodeJS e construir uma API para o front-end acessar serviços de back-end.  

12º Introdução ao big data

As aulas são destinadas a iniciantes no assunto e explicam o significado e as funções do big data, com exemplos e aplicações reais. O curso também explora os recursos necessários para explorar grandes quantidades de dados. Ao fim do processo, o aluno deverá ser capaz de instalar e executar programas usando o Hadoop, uma das plataformas mais usadas para a análise de big data.  

13º Criptografia

Nenhuma informação estaria segura na internet se não existisse a criptografia. Este curso ensina os mecanismos internos dessa ciência, os protocolos mais usados e os erros mais comuns na implantação de sistemas. Ao longo das aulas, o professor sugere diversos problemas abertos e projetos de programação. A sequência deste curso, "Criptografia II", trata de temas mais avançados, como conhecimento-zero e mecanismos de privacidade.  

14º HTML, CSS e Java Script

Aqui, o objetivo é ensinar os elementos essenciais do desenvolvimento de uma página na internet. Não é preciso ter experiência prévia com essas tecnologias, mas é importante já ter tido algum contato com programação. Ao final do curso, você deverá ser capaz de criar um site usando elementos de HTML, aplicar CSS para alterar a aparência e o comportamento de alguns elementos da página e programar recursos interativos com Java Script.  

15º Algoritmos como ferramentas

O curso analisa conceitos e técnicas em algoritmos que podem servir para resolver problemas computacionais. Há bastante teoria nas aulas, mas a prioridade é abordar aplicações práticas dos conhecimentos estudados. O aluno aprenderá, por exemplo, a resolver problemas, desenhar novos algoritmos e implementar soluções capazes de rodar em menos de um segundo.   Referencia: http://exame.abril.com.br/carreira/noticias/15-cursos-online-e-gratuitos-que-profissionais-de-ti-adoram#1, Autora: Gasparini, Claudia. 03/06/2016.