Otimizando o planejamento de controle de produção

Otimizando o planejamento de controle de produção

O planejamento e controle de produção, também conhecido como PCP, é uma função administrativa aplicada nas indústrias para servir como um guia no processo produtivo, acompanhando desde a ordem de produção até a entrega do produto final.

Objetivos do planejamento e controle de produção

O PCP tem como principal objetivo garantir a qualidade da produção dentro dos padrões pré-estabelecidos com a utilização dos recursos previstos. Além disso, tem outros objetivos como:

Controlar o fluxo de mercadorias

O controle de mercadorias, tanto de matéria prima quanto de produtos acabados é fundamental em uma indústria. O PCP ajuda a empresa a manter uma comunicação próxima com clientes e fornecedores, e fornece informações sobre o uso dos materiais e prazos de produção. Este controle ajuda no planejamento de compra de materiais para o estoque, evitando que se falte matéria prima durante um processo produtivo, também ajuda no relacionamento com os clientes e facilita o planejamento financeiro da empresa, que pode fazer previsões e estimativas com muito mais assertividade.

Otimizar Recursos

O planejamento e controle de produção ajuda na otimização dos recursos utilizados durante o processo produtivo, como ferramentas e maquinário. Esta otimização facilita o planejamento de manutenções, e evita que determinados equipamentos fiquem ociosos. O PCP também ajuda na otimização da matéria prima, evitando desperdícios e facilitando o controle de compra de materiais. Evitando tanto o excesso de produtos no estoque, como a falta deles. O controle de produção também ajuda na otimização da mão de obra em uma indústria, alocando corretamente os colaboradores de acordo com suas competências e reduzindo ao máximo horas de trabalho improdutivas.

Melhores resultados

A otimização do planejamento e controle de produção auxilia uma indústria a alcançar melhores resultados com seu processo produtivo, veja quais são estes resultados:

Aumento nos índices de produtividade

Ao aplicar o PCP, a empresa alcança altos índices de produtividade quando comparados com os índices anteriores. Isto porque quando o processo produtivo é planejado e controlado durante todo seu fluxo, a otimização dos recursos e da mão de obra refletem diretamente em um ganho de desempenho na produção.

Melhora na qualidade

O controle de produção também ajuda no aumento da qualidade como um todo. Esta qualidade é refletida não só no aumento da produtividade, mas na motivação dos colaboradores, que estarão trabalhando em um ambiente mais organizado e favorável. O risco de acidentes e faltas também é reduzido, e a qualidade dos produtos finais ganha uma melhora significativa.

Menor índice de falhas

Falhas durante um processo produtivo trazem uma série de prejuízos para a empresa, como o atraso na entrega de um pedido, o desperdício de matéria prima, ou até mesmo algum acidente de trabalho. Ao se utilizar as práticas de planejamento e controle de produção, uma indústria consegue reduzir drasticamente o índice de falhas em todo o processo. Estas falhas podem estar relacionadas a erros humanos ou mecânicos, mas quando a empresa aplica o PCP, consegue trabalhar de forma programada e previsível, com um maior controle em cada etapa de processo, evitando erros humanos. Os equipamentos também fazem parte deste controle, passando por manutenções periódicas e evitando que falhem durante o processo produtivo.

Menor custo de produção

Empresas que trabalham de forma previsível e controlada conseguem reduzir seu custo de produção. Otimizando a mão de obra, a empresa consegue produzir mais com necessidade de menos pessoas operando suas máquinas. A empresa terá menores custos com reparos de equipamentos, que tendem a apresentar menos problemas quando utilizados corretamente. Outros custos como menor consumo de energia elétrica também podem fazer uma diferença considerável. Com o controle de matéria prima, a empresa também tem condições de planejar melhor sua necessidade de materiais, negociando com antecedência com seus fornecedores.

Maior lucratividade

Uma empresa que aplica o planejamento e controle de produção corretamente, terá mais produtividade sem necessidade de investimentos em maquinário ou contratação de mais mão de obra, além de uma considerável redução nos seus custos, conforme vimos anteriormente. Esta redução no custo junto com o aumento da produtividade reflete diretamente nos resultados da empresa, que terá um aumento de lucratividade considerável.

Como aplicar

O planejamento e controle de produção pode ser aplicado em empresas de qualquer tamanho, mesmo em pequenas e médias indústrias. Apesar de não ser obrigatório, o uso de um software específico que ajuda a empresa a controlar seus processos irá automatizar uma boa parte do trabalho. Alguns sistemas de ERP, como o da DM3 Soluções possuem um módulo de controle de produção integrado, que vai ajudar a empresa a controlar seus processos desde a ordem de produção até a entrega do produto final. Se quiser saber mais, entre em contato conosco. Será um prazer ajuda-lo!